1. Processo nº: 6995/2022
2. Classe/Assunto:
8.ATO DE PESSOAL
7.APOSENTADORIA - PORTARIA N.º 103, DE 02 DE SETEMBRO DE 20213. Responsável(eis): KARITA CARNEIRO PEREIRA SCOTTA - CPF: 88876675191 4. Interessado(s): AMAURY DA CUNHA ARAUJO - CPF: 29584035134 5. Origem: GURUPI PREV INSTITUTO DE PREVIDENCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE GURUPI 6. Órgão vinculante: PREFEITURA MUNICIPAL DE GURUPI
7. PARECER TÉCNICO Nº 235/2022-DIFAP
INTRODUÇÃO
7.1. Versam os autos acerca da análise da legalidade para fins de apreciação e registro por esta Corte de Contas da PORTARIA N.º 103, de 02 de setembro de 2021, publicada no Placar do GURUPI PREV em 03 de setembro de 2021, que concedeu o benefício de Aposentadoria por Invalidez, com proventos proporcionais, em razão de ter cumprido os requisitos exigidos por lei, ao (a) Senhor (a) AMAURY DA CUNHA ARAÚJO, C.P.F Nº 295.840.351-34, Auxiliar de Serviços Gerais, matrícula nº 3101, no valor de R$1.100,00 (hum mil e cem reais), com lotação na Prefeitura Municipal de Gurupi.
EXAME TÉCNICO
7.2. Analisando a documentação presente aos autos, certifica-se observância às exigências procedimentais necessárias à instrução processual previstas no art. 19 da I.N n° 03/2016, suficientes a amparar o prosseguimento normal do presente feito, tendo em vista a juntada da documentação no evento 9.
7.3. Consta aos autos que o (a) servidor (a) contava com: 59 anos de idade na data do requerimento; 20 anos e 05 meses e 27 dias de tempo de contribuição.
7.4. O Laudo Médico Pericial, atesta que a invalidez é permanente, sendo portador de insuficiência cardíaca não especificada (CID 10 – 150.9); cardiomiopatia dilatada (CID 10 – 142.0); outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas (CID 10 – 144); dislipidemia (CID 10 – E78).
7.5. O Parecer Jurídico n° 108/2021, de 1º de setembro de 2021, do Gurupi Prev – Instituto de Previdência Social do Município de Gurupi, manifestou pela possibilidade jurídica do pedido, para conceder a segurada Amaury da Cunha Araújo, aposentadoria por invalidez com proventos proporcionais.
7.6. Com vista ao melhor controle dos atos registrados e verificação sobre indícios de possível acumulação indevida de remuneração e/ou proventos de cargos, efetuou-se consulta ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública – Atos de Pessoal (SICAP-AP), sendo observado que o (a) requerente possui registro de ato de Admissão de Pessoal, ato de nomeação nº 52/2004, processo nº 11103/2017, resolução nº 625/2017, registro nº 30789/2018, bem como, não há registro de benefício, não acumula remuneração e/ou provento de cargos públicos, conforme dados do relatório histórico de vínculos e ficha financeira, referente ao exercício de 2020.
7.7. A aposentadoria pleiteada é assegurada pela Constituição Federal/1988, art. 40, § 1º, inciso I, lei municipal nº 17/2011.
CONCLUSÃO E PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO
7.8. Ante o exposto, com fulcro no artigo 33, inciso III da Constituição Estadual, c/c o artigo 1º, inciso IV, da Lei nº 1.284/2001 e art. 112 do Regimento Interno, manifesto pela LEGALIDADE da PORTARIA N.º 103, de 02 de setembro de 2021, que concedeu o benefício de Aposentadoria por Invalidez, com proventos proporcionais, ao (a) Senhor (a), AMAURY DA CUNHA ARAÚJO, podendo este Tribunal de Contas determinar o seu REGISTRO.
7.9. Por fim, sejam os autos encaminhados ao Gabinete do Procurador Geral de Contas, para as providências de mister.
Documento assinado eletronicamente por: KARLA LIMA PEREIRA, ASSISTENTE DE CONTROLE EXTERNO - AT, em 31/10/2022 às 13:18:46, conforme art. 18, da Instrução Normativa TCE/TO Nº 01/2012. LUCIENE CONCEICAO DE FREITAS, AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO - CE, em 31/10/2022 às 17:04:53, conforme art. 18, da Instrução Normativa TCE/TO Nº 01/2012. |
A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://www.tceto.tc.br/valida/econtas informando o código verificador 250642 e o código CRC E83273B |
Av. Joaquim Teotônio Segurado, 102 Norte, Cj. 01, Lts 01 e 02 - Caixa postal 06 - Plano Diretor Norte - Cep: 77.006-002. Palmas-TO.